Minha foto
Jovem animada, acha que falta sorrisos e jazz no mundo. "Crianças estão agindo como velhos", diz ela "as pessoas acham que já viram de tudo e perdem as esperanças. Esquecem que os jovens só conseguem fazer revoluções por sua infinita capacidade de tentar, retentar e sonhar". A jovem que tem 21 anos estuda História e Artes Visuais e diz que seu próximo sonho a ser alcançado é poder dar aula.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como nascem as idéias

Fundamental para o progresso humano, a criatividade tem contribuído com rupturas e transformações nas mais diversas áreas do conhecimento e, por essa razão, é um fenômeno que sempre instigou a curiosidade de filósofos, pensadores e cientistas. Essencialmente, a criatividade pode ser definida como a capacidade de gerar idéias e comportamentos que são surpreendentes, relevantes e úteis em um dado momento.
O potencial criativo é inerente ao ser humano. No entanto, sua manifestação varia de pessoa para pessoa. "Comparo a criatividade à eletricidade, que pode tanto se expressar numa poderosa descarga elétrica durante uma tempestade como acender uma lâmpada de uns poucos volts", diz a psicóloga Eunice Soriano de Alencar, da Universidade Católica de Brasília, que há três décadas estuda o tema. Os traços pessoais relevantes são mais ou menos parecidos – a criatividade geralmente está associada à independência de pensamento, à persistência, à curiosidade, à ousadia e ao inconformismo, entre outros fatores. "Além disso, os criativos apresentam uma motivação intrínseca para a realização da tarefa e sentem um prazer imenso em fazer o que estão fazendo", afirma ela. "São pessoas com um amplo conhecimento e domínio da técnica e que não se restringem à sua área de atuação." Os criativos partilham também de um rol de habilidades chamadas cognitivas: fluência de idéias, flexibilidade – ou seja, capacidade de aceitar conceitos novos –, originalidade e atenção aos detalhes.
A melhor maneira de livrar-se dos bloqueios à criatividade é buscar ambientes estimulantes, onde seja possível se expressar livremente e testar diferentes meios e perspectivas. O ócio também é fundamental. "Infelizmente nossa sociedade, ao mesmo tempo que valoriza a criatividade como um atributo necessário, privilegia os conformistas, estimula a memorização, a resposta única, os resultados mensuráveis e o excesso de regras", adverte a psicóloga Solange Wechsler. O indivíduo criativo tem, diante de si, duas opções: seguir a multidão – e repetir conceitos – ou trilhar um rumo completamente diferente, muitas vezes na direção oposta. Relatos de artistas e cientistas revelam que os criadores sentem que possuem um missão a cumprir. "A coisa mais importante é criar", dizia Picasso. "Nada mais importa, a criação é tudo."

(Adaptado como Como nascem as idéias.
Superinteressante, novembro de 2002)

Esse foi o primeiro texto do meu simulado de Língua Portuguesa, que fiz ontem. Incrível como esses textos de provas são absurdamente úteis e curiosos ♥
Gostei desse texto, é claro, porque me identifiquei totalmente com ele.
Essa é uma versão compactada (a da minha prova), a reportagem completa você pode encontrar
aqui.

Cya ~♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha?