Minha foto
Jovem animada, acha que falta sorrisos e jazz no mundo. "Crianças estão agindo como velhos", diz ela "as pessoas acham que já viram de tudo e perdem as esperanças. Esquecem que os jovens só conseguem fazer revoluções por sua infinita capacidade de tentar, retentar e sonhar". A jovem que tem 21 anos estuda História e Artes Visuais e diz que seu próximo sonho a ser alcançado é poder dar aula.

domingo, 17 de março de 2013

St. Patrick's Day!

Na verdade não se tem muitas informações sobre o próprio Patrick. Mas a história mais conhecida e divulgada é de que Patrick seria um britânico que teria nascido no século IV, sequestrado por piratas aos 16 anos e vendido como escravo para comerciantes irlandeses. Após 6 anos de trabalho escravo, teria sonhado que deveria fugir e embarcar em um navio de volta para a Bretanha - e assim o fez. Até então Patrick seria pagão e a mensagem em seu sonho seria seu momento de conversão ao catolicismo, tanto que ao voltar para casa, entrou para um mosteiro. Conta o resto do folclore irlandês que Patrick teria voltado a Irlanda e começado a pregar o catolicismo para os pagões - entre seus instrumentos, ficou conhecido por ensinar a santíssima trindade pelas três folhas do trevo. O trevo, por si só, já era uma planta que os celtas tinham um certo carinho e carregavam de significados já que o aparecimento dele indicava que a primavera estaria a caminho.
Acredita-se que Patrick teria morrido em 17 de março - a data que se comemora o St. Patrick's Day - e desde o reconhecimento de seus esforços em transformar a Irlanda em um país católico, tornou-se um dos principais padroeiros do país e hoje é o santo mais festejado do mundo. Com o passar do tempo St. Patrick e os símbolos nacionais irlandeses foram se misturando, ao passo de que hoje o St. Patrick's Day é o dia do orgulho irlandês e não apenas a comemoração do santo. As festividades em todo o país em geral incluem desfiles pelas principais ruas das cidades, na qual passam todos os clubes, escolas, fundações, instituições e empresas de cultura e entretenimento que de alguma forma sejam um orgulho pra comunidade.
Obviamente o maior desfile e mais famoso de todos é em Dublim, mas como eu não estive lá, fotografei enquanto pude o desfile de Galway. Abaixo vocês poderão conferir palhaços, bandas marciais, escolas de esportes, grupos de comunidades não-irlandesas, grupos de teatro, escolas, escolas de dança irlandesa (sapateado), grupos de escoteiros e até um pouco de circo!

(Clique na fotografia para visualizar em melhor resolução)


Após o desfile os pubs ficaram lotados e em todos eles havia música irlandesa ao vivo. A atmosfera era incrível, todos falavam alto e pareciam num bom dia, quase como uma véspera de Natal. Tanto idosos, adultos ou crianças vestiam algum tipo de ornamento comemorativo, seja um chapéu, uma maquiagem ou a roupa completamente verde.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha?