Minha foto
Jovem animada, acha que falta sorrisos e jazz no mundo. "Crianças estão agindo como velhos", diz ela "as pessoas acham que já viram de tudo e perdem as esperanças. Esquecem que os jovens só conseguem fazer revoluções por sua infinita capacidade de tentar, retentar e sonhar". A jovem que tem 21 anos estuda História e Artes Visuais e diz que seu próximo sonho a ser alcançado é poder dar aula.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

120 dias - Agenda cultural de Galway

Eyre Square, as tribos de Galway
- Ok Melin, mas como você achou essa cidade? O que? Galway? - você, sabiamente, pergunta.

Galway CityCathair na Gaillimhe em irlandês - é a capital do condado de Galway (Gaillimh, aparentemente se pronuncia [ˈɡalʲɪvʲ] mas eu também não tenho ideia de como se pronuncia isso), é a terceira maior cidade da Irlanda (perdendo pra Dublim, obviamente, e Cork), fica a oeste da Ilha Esmeralda, praticamente na mesma latitude de Dublim (só que do outro lado da ilha) e seu nome não quer dizer "Caminho Gaélico" como a minha emocionada lógica supôs, mas "pedra" - o significado de Gaillimh em irlandês.
Brasão da cidade
Galway também é conhecida como "a cidade das tribos" pelas 14 famílias de comerciantes que fizeram a cidade crescer durante a idade média e que posteriormente virariam símbolo de honra e orgulho por terem jurado lealdade ao rei. Uma cidade que ainda preserva algumas fachadas e ruas da idade média o que dá a ela um ar exótico e bonito, Galway também é a cidade de Claddagh (vou falar mais tarde, sobre), um símbolo importantíssimo da cultura local, a cidade que mais fala irlandês na Irlanda (10% da população!) e, o grande ponto desse post, uma cidade com uma agenda cultural riquíssima por sua quantidade enorme de festivais durante o ano todo, sendo reconhecida nacionalmente e virando grande ponto turístico do país! E quando eu falo "quantidade enorme" de festivais eu quis dizer quantidade enorme mesmo!

Fora as comemorações de Natal, Ano Novo (que dizem serem belíssimas!) e Patrick's Day, que são as mais óbvias vindas da Irlanda, Janeiro começa com Galway Midwinter Festival, que, por ser (hem-hem) na plenitude do inverno, é realizado dentro dos teatros da cidade.
Em Fevereiro temos um nada mais e muito menos que um Galway Astronomy Festival em que os membros do Clube de Astronomia de Galway darão instruções para os amantes do céu saberem como apreciá-lo em amplitude. A surpresa de todos fica quanto ao Safety Direct Galway International Rally, um superpopular festival do país (ninguém pensaria na Irlanda na hora de correr num Rally, né?) e então mais um pouco de festival de música, o Muscailt Arts Festival mas dessa vez pela orquestra da NUIG (National University of Ireland, Galway - a mais importante universidade do país). Pra fechar o mês temos o Fr. Ted Festival, mais conhecido como "Ted Fest", que é uma homenagem a um comediante irlandês, o (próprio) Father Ted.
Então chegamos a Março e a temperatura começa a esquentar para o começo da primavera com Head of the River Rowing Regatta. Ah, pois é, nada melhor do que praticar um pouco de regatta no começo da fria primavera da Grã Bretanha numa cidade portuária, não é não? Na verdade a temperatura no mar Atlântico Norte tão pouco importa pra eles que se tem até uma escola de mergulho. Mas como Galway é Galway e vocês já estão sentindo o clima, é claro que a cidade também tem um festival pro St. Patrick's Day - que dura a semana inteira, aliás.
Abril começa a dar uma esquentadinha e nada melhor do que aproveitar o clima pra comer! O Galway Food Festival celebra a boa comida na capital com os ingredientes típicos encontrados no condado. Esse vai ser o primeiro festival que eu vou pegar na cidade e, convenhamos, vou começar muito bem! E pra quem tava achando que tava faltando um pouco de literatura, no final do mês Galway recebe o Cuirt International Festival of Literature que trás pra cidade além de uma quantidade enorme de livros a venda, cerca de 60 escritores regionais, nacionais e internacionais!
Maio é um mês longo em festivais pro condado inteiro, e não seria menos pra capital. Galway County Fleadh é a primeira competição de música do país reunindo vários músicos e estilos musicais nacionais e internacionais. Coladinho no Fleadh tem o Galway Early Music Festival, famosíssimo festival de música contemporânea espalhando pelas ruas da cidade músicos independentes e famosos em performances ao vivo, além de aulas de música e dança de artistas. O mês termina com um inesperado Galway African Film Festival que, exatamente, exibe nos cinemas da cidade a produção cinematográfica africana promovendo as diversas culturas do continente!
Pra encerrar o primeiro semestre e comemorar um pouco o verão, em JunhoGalway Bike Festival é realizado em todo o condado e promovido pelas autoridades locais pra estimular o trânsito de ciclismo na região (mas jura que vou ter que esperar até Junho pra comprar uma bicicleta num bom preço?) e pra não perder o ritmo o Galway Sessions, que também é um festival realizado no condado todo para promover a música local!
Julho é férias e consequentemente tem festival pra todos os gostos, desde o Galway Garden Festival, o festival de jardinagem, até o Galway Races - Summer Festival Meeting, que coloca a cidade em competições de hipismo. O aguardadíssimo Galway Arts Festival é um dos festivais de arte contemporânea mais importantes da Europa, trazendo atrações internacionais pra cidade e contando com a organização e participação do Galway Arts Centre, o grupo de artes da cidade (fazendo parte do Arts Council) tão nada importante que é apoiado pela União Européia como sendo uma referência cultural no continente. Paralelamente acontece o Galway Fringe Festival que busca promover durante o festival internacional a cultura local do condado e do país. E ainda pegando o embalo do grande festival, o Galway Film Fleadh é a parte do festival artístico voltado para os filmes.
Agosto é rico em festivais no condado todo, mas em Galway City temos apenas o Galway Heritage Week promovendo um encontro das famílias tradicionais irlandesas na cidade.
Ironman é o nome do festival que abre Setembro, o que não é pra menos já que é o festival que transforma o país numa grande competição de triátlon, junto com um pouco mais de hipismo no Galway Races Autumn Meeting, e o Galway Americana Festival que trás um pouco dos Estados Unidos pra cidade, cada ano com uma temática diferente. Não suficiente já que ainda faltou o Galway Culture Night que não, não quer dizer party hard, mas o festival faz com que os grandes centros culturais da cidade (teatros, cinemas, casas de shows, galerias, prédios públicos e coisas do tipo) fiquem abertas até tarde da noite E com entrada gratuita! Ainda não sendo o suficiente, o início do outono trás o também super esperado Galway International Oyster Festival que, exatamente, é o festival internacional de ostras com competições para pratos feitos a partir de frutos do mar. E pra fechar o mês o Guinness Live in Galway’s Latin Quarter, da própria Guinness, promove um festival nacional de música irlandesa.
Outubro trás um pouco mais de hipismo (October Racing Festival) e uma agenda cultural enorme pra cidade. O Galway Theatre Festival promove no início do mês o teatro para a cidade, seja em apresentações de rua, cursos ou apresentações de teatros irlandeses, reunindo artistas de todo o país. Logo em seguida o meu esperado Galway Jazz Festival, que só pra não variar, é um dos mais importantes da Europa. E se Galway pareceu uma cidade de gente grande pra você até agora, o Baboró International Arts Festival for Children aparece trazendo arte feito por e para crianças e atrações internacionais em todas as artes, principalmente teatrais. E como rir nunca é demais (ok, talvez seja) o Galway Comedy Festival trás o melhor da agenda cômica pros teatros e pubs da cidade. E claro, final de Outubro é sinônimo de Halloween e como já deu pra perceber a cidade não ficaria sem o Galway Aboo Halloween Festival decorando a cidade (principalmente as ruas medievais) e trazendo atividades e brincadeiras relacionados à data durante a semana inteira.
Novembro é mês de ciência no Galway Science & Technology Festival Exhibition e sua feira de tecnologia e claro, preparativos para o Natal no Galway Christmas Market que começa a preparar a cidade com decorações e eventos temáticos até o feriado em Dezembro, durando praticamente o mês inteiro.

Os festivais de Jazz e Arte Contemporânea foram os fatores decisivos na hora de escolher Galway pra me acolher na Irlanda. Como vocês podem ver, se irem pra lá faltar o que fazer é o que dificilmente vai acontecer. Imagino que a cidade vá me acolher em todos os sentidos, não é como se eu fosse sair muito da faculdade com tantos festivais culturais e estando numa cidade que ainda preserva os prédios e uma boa parte da cultura medieval e posterior, também não é uma cidade que não estimule o diálogo ou muito menos o turismo. Ver esses festivais todos me dá até dó em pensar em sair da cidade pra qualquer coisa que seja.
Esse post provavelmente também vai me ajudar muito a me localizar quando eu estiver lá, mas diga com sinceridade, é de deixar com água na boca essa agenda, não é?


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha?