Minha foto
Jovem animada, acha que falta sorrisos e jazz no mundo. "Crianças estão agindo como velhos", diz ela "as pessoas acham que já viram de tudo e perdem as esperanças. Esquecem que os jovens só conseguem fazer revoluções por sua infinita capacidade de tentar, retentar e sonhar". A jovem que tem 21 anos estuda História e Artes Visuais e diz que seu próximo sonho a ser alcançado é poder dar aula.

sábado, 29 de dezembro de 2012

(Novidades na) Doação de Sangue!

As festas de fim de ano já começaram, e inclusive o Natal já passou! Infelizmente é durante o fim do ano que acontecem os piores acidentes de trânsito e mesmo em casa. É quando as pessoas saem pra encarar os engarrafamentos na estrada, vão arrumar o telhado que passou o ano todo incomodando, passam mais tempo na rua, arrumam as luzinhas de natal na janela de casa, enfim, as pessoas ficam mais vulneráveis a sofrerem acidentes por passarem menos tempo trancadas dentro do mesmo local (escola, escritório, serviço, faculdade,..) e mais tempo em lugares com maiores probabilidades de acidente.
Ironicamente também é nessa data que mais se precisa de sangue que menos se tem doadores de sangue. Justamente por serem férias as pessoas tendem a lembrar menos disso, estão - e com certa razão - mais preocupadas em programar as férias na praia do que doar sangue. As pessoas querem o seu tão merecido descanso e por um pouquinho que seja não fazer algo pelos outros e sim pra si. Tá certo, a gente tem que ter cuidar da gente mesmo, não é? Mas não podemos esquecer daqueles que só vão conseguir viver se receberem doações! São milhares de pessoas em todo o país que precisam da doação de sangue pra poderem se manter vivos, seja por transfusões ou porquê irão fazer cirurgias. Só nesse Natal, e só no trânsito, foram 127 mortes em todo o país e 1.194 acidentes - todas essas 1.194 vão precisar de bolsas de sangue pra se manterem vivos, fora todos aqueles que já estão na fila a mais tempo por outras efemeridades.
A novidade na doação de sangue desse ano não é tão novidade assim, já que é uma lei do ano passado, mas como pouquíssima gente sabe é como se fosse uma novidade: Pessoas com menos de 50kg agora também podem doar sangue, assim como maiores de 16 anos. É lei!
A lei é a Portaria 1.353/11 e pode ser acessada na íntegra no site do Brasil SUS. O parágrafo referente ao peso do doador é o 3º do artigo 33:
§ 3º Quanto ao peso (massa corpórea) do candidato à doação, deverão ser observados os seguintes critérios:
I - o peso mínimo para um candidato ser aceito para a doação é de 50 kg;
II - indivíduos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos, após avaliação médica, desde que o volume do anticoagulante na bolsa de coleta seja proporcional ao volume a ser coletado, respeitadas as demais determinações do art. 40 deste Regulamento; e
III - não devem ser aceitos como doadores os candidatos que refiram perda de peso inexplicável e superior a 10% do peso corporal nos três meses que antecedem a doação.
Ou seja, o peso mínimo pra doação de sangue continua sendo 50kg, porém agora aquele que tiver menos e mesmo assim estiver interessado em doar irá fazer os devidos exames e, caso o médico concorde com a boa saúde do candidato, ele poderá doar!
O artigo 40, sobre as condições de doação, se refere:
Art. 40. As bolsas utilizadas na coleta devem possuir anticoagulantes, sendo necessário observar os seguintes critérios:
§ 1º Os anticoagulantes devem ser empregados nas quantidades prescritas e recomendadas pelos fabricantes das bolsas, em função do volume de sangue a ser coletado.
§ 2º O volume habitual de anticoagulante em uma bolsa de coleta é de 60-65 ml. Para esse volume de anticoagulante, deve-se utilizar a seguinte estratégia:
I - coletas de bolsas com 450 ± 45 ml de sangue total: volume ideal de coleta;
II - coletas de bolsas com 300 a 404 ml de sangue total: o concentrado de hemácias produzido pode ser usado para transfusão, se for aplicado um rótulo assinalando "unidade de baixo volume de concentrado de hemácias".
III - outros componentes não devem ser preparados a partir de unidades de baixo volume; e
IV - coletas de bolsas com volume total inferior a 300 ml devem ser desprezadas, exceto na condição do§ 3º.
Basicamente e complicando um poco menos, quer dizer que a quantidade de sangue doada pelo doador com menos de 50kg deve ser proporcional ao seu volume corporal e sanguíneo.
Ainda no artigo 33, o parágrafo 2 fala sobre a idade mínima de doação de sangue:
§ 2º O doador de sangue ou componentes deve ter idade entre 18 (dezoito) anos completos e 67 (sessenta e sete) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, sendo que:
I - podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17(dezessete) anos, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação, sendo que:
a) o consentimento do responsável legal deverá incluir a autorização para o cumprimento de todas as exigências e responsabilidades previstas ao demais doadores na Seção II deste Regulamento, bem como para submeter-se a triagem clínica, realizar e receber os resultados da triagem laboratorial na forma prevista nos arts. 34, 35 e 36 deste Regulamento;
b) os resultados dos testes de triagem laboratorial do doador somente poderão ser entregues ao próprio doador, na forma prevista neste Regulamento, não sendo permitida a entrega a terceiros, nem aos seus responsáveis legais;
Ou seja, o candidato com 16 ou 17 anos poderá doar sangue se tiver a autorização escrita dos responsáveis legais e se a avaliação médica julgar que o jovem tem saúde pra isso. Além disso, o resultado do exame de sangue só poderá ser retirado pelo doador.

Esclarecido isso, vou contar um pouco do procedimento de doação de acordo com as experiências que eu tive sendo doadora.
Eu doei em dois laboratórios diferentes aqui de Porto Alegre, o Laboratório Marques Pereira, particular no Bom Fim, e no Hospital São Francisco, que faz parte do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, na qual eu recomendo e fica no Centro. Não precisa marcar, simplesmente chegue no Banco de Sangue do hospital durante os horários de serviço e entre na fila para registro ou pegue sua senha. Os balconistas vão fazer um cadastro rápido das suas informações pessoais no banco de dados e lhe pedir para sentar e aguardar chamarem seu nome. Em seguida será feito o exame médico rotineiro em que o médico irá fazer as perguntas de rotina (uso de drogas, relações sexuais, histórico de saúde, doenças genéticas, alergias,..). No Laboratório Marques Pereira eu já tirei ali mesmo uma pequena amostra de sangue para análise, na Santa Casa eu voltei para os bancos e fui chamada mais uma vez, onde enfermeiras me pesaram e mediram a minha pressão. Aí então me chamaram pela última vez em uma sala cheia de camas, onde você deita e estende seu braço para a enfermeira colocar a agulha.
É sempre meio bizarro quando chega essa parte, eu tenho as veias finas e pressão baixa, as enfermeiras sempre passam algum tempo procurando pelas minhas veias e eu acabo sempre tendo que apertar uma bolinha pra estimular a circulação! As enfermeiras vão ficar ali cuidando enquanto tu fica deitado e, se aceita um conselho, nunca olhe para o braço com a agulha, nem antes, nem durante e nem depois, só quando ele já tiver o algodãozinho! Não olhar ajuda um pouco a acalmar e a agonia não fica tão grande. O tempo máximo que tu pode ficar ali é de 20 minutos, não importando o quanto você conseguiu doar, por causa da coagulação e da própria recuperação do braço. As próprias enfermeiras vão tirar e cuidar pra que tudo dê certo. Se você estiver a mais de 4 horas sem comer então provavelmente vão também te dar um lanchinho! Você será instruído a ficar um tempo sentado dentro da sala de espera, e é realmente recomendado que fique, pois caso aconteça algo (você vomite, desmaie pela pressão ou tenha algum surto pela perda de sangue repentina) você ainda estará dentro do hospital!
Um mês depois da sua doação você poderá voltar no laboratório onde doou e pedir sua a avaliação médica, que mostrará os exames feitos no seu sangue. Tudo isso, inclusive o resultado, é feito gratuitamente.
Infelizmente esse ano eu não estou nos quadros de saúde para poder doar. Fazer essa contribuição poderia colocar em risco a minha saúde, que já não tá muito boa, então não tenho permissão pra doar.


Mas você ficou interessado? No Portal da Saúde do Governo Federal você confere todas as condições para a doação, o que você deve fazer e não deve fazer antes de doar, as recomendações, quem pode e quem não pode, além da lista de hemocentros por todo o país.

Não deixe pra depois, depois pode ser tarde.
Até mais!



Fontes:
- Dados sobre acidentes de trânsito: http://www.dgabc.com.br/News/9000082449/natal-tem-menos-acidentes-nas-estradas-do-pais-este-ano.aspx?ref=history
- Imagem "Keep Calm And Doe Sangue": http://eusoudotipoque.tumblr.com/image/26440579269
- Imagem "Algumas pessoas não tem tempo para esperar": http://www.flickr.com/photos/37900634@N08/4208794085/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acha?